quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fisiologia do Coração

O coração é um órgão muscular oco , situado entre os dois pulmões cuja função é movimentar o sangue , distribuindo-o por todo o corpo.

É dividido em dois átrios (cavidade superior ) e dois ventrículos (cavidade inferior).

Os átrios e ventrículos do lado direito do coração impedem  o sangue venoso (sangue rico em gás carbônico) de misture com o sangue arterial (sangue rico em oxigênio).

O lado esquerdo do coração é responsável pela grande circulação ; é através dele que o sangue é distribuído para todo o corpo. Já o lado direito realiza a pequena circulação , ou seja, o fluxo de sangue entre o coração e o pulmão.

O sangue de todo o corpo é levado ao coração através da veia cava superior e a veia cava inferior , que estão ligadas ao átrio direito. Esse sangue é rico em gás carbônico.

O sanue chega ao átrio direito  e ,  impulsionado pela válvula tricúspide entra no ventrículo direito , que irá levá-lo para a artéria pulmonar através da válvula pulmonar.

No  pulmão haverá a troca gasosa; o sangue venoso tornar-se-á sangue arterial , rico em oxigênio. .

O sangue oxigenado entrará ,  no átrio esquerdo , através das veias pulmonares , passando  pela válvula mitral e entrando  no ventrículo esquerdo.

A pressão sanguínea no ventrículo esquerdo, encaminhará o sangue  através da válvula aórtica para a artéria aorta ( a maior do corpo humano), que distribuirá o sangue reoxigenado para todos os vasos sanguíneos e tecidos do corpo.

Fonte:  Medicina , Mitos e Verdades .Prof. Dr.Bernardino Tranhesi Jr. Livre-docente pelo Departamento de cardio-Pneumonia da Faculdade de Medicina da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário