segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diabetes Mellitus - Principais Exames

Para disgnosticar e acompanhar o Diabetes, o médico pode pedir alguns exames.
Os principais são :

  1. Glicemia : Esse  exame servirá para medir a Glicemia , ou seja, o nível de açúcar (Glicose) no sangue. O valor normal para a glicemia ,com a pessoa em jejum, é de 126 mg/dl. Porém, com os diabéticos fora do jejum, o padrão de "normalidade" fica entre 45 mg/dl e 400 mg/dl. Abaixo de 45 mg/dl, há risco de coma hipoglicêmico (pouca glicemia) e acima de 400 mg/dl, há risco de coma hiperglicêmico (muita glicemia). Os níveis glicêmicos podem mudar durante todo o dia e sofrem influência de outros fatores como estresse, alimentação, álcool, medicamentos e exercícios.
  2. Glicosúria : O exame de Glicosúria mede a quantidade de glicose na urina. Até 170 mg/dl está dentro do normal. Acima desse valor ,os rins irão expelir a glicose junto com a urina, onde aparecerá a glicosúria.
  3. Curva Glicêmica : A Curva Glicêmica consiste em fazer medição da glicemia dentro de um intervalo de tempo, geralmente entre 2 a 5 horas.Nesse intervalo pode-se analisar o aumento ou a diminuição da glicemia no sangue.
  4. Hemoglobina glicosilada ou glicada : A Hemoglobina é uma substância que circula dentro das hemácias (células sanguíneas). Ela é a responsável pelo transpote de oxigênio a todo corpo.A Hemoglobina junta-se à glicose formando a hemoglobina glicada.Quanto maior for  a taxa de glicemia , maior será a quantidade de hemoglobina glicada.
  5. Frutosamina : A frutosamina é uma proteína encontrada no plasma sanguíneo e também se junta à glicose.Dessa forma também é possível medir a taxa de glicemia.
  6. Microalbuminúria : Esse exame mede a quantidade de proteínas na urina e revelará se há algum dano ou lesão aos rins ocasionadas pelo Diabetes.
O diabético deve visitar periodicamente seu médico para manter o Diabetes sob controle.

Veja também!
Diabetes mellitus - Uma Explicação Simplificada
http://vidaleve-hadara.blogspot.com/2010/10/diabetes-mellitus-uma-explicacao.html

Fonte: Laboratório Quaglia São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário