segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diabetes Mellitus - Uma Explicação Simplificada


Nosso corpo necessita de alimento para funcionar.
Toda vez que comemos alguma coisa, parte do alimento ingerido se transforma em açúcar.
O açúcar, chamado de glicose, será o combustível que fará as células do corpo funcionarem. Para isso, contará com a ajuda da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que ajuda a glicose entrar na célula.
Quando o pâncreas não produz insulina de forma adequada, a glicose do alimento vai se acumulando no sangue e o excesso é expelido pelos rins junto com a urina. Eis o Diabetes.
Há dois tipos de Diabetes.
  1. Tipo 1 : O pânreas produz pouca ou nenhuma insulina. Geralmente acomete pessoas menores de 40 anos. É necessário aplicação de insulina todos os dias.
  2. Tipo 2 : Acomete geralmente pessoas com mais de 40 anos.No Diabetes tipo 2 , o pâncreas produz insulina, mas a quantidade é insuficiente para ajudar a glicose entrar na célula. É necessário diata adequada e exercícios físicos.
A pessoa com Diabetes Mellitus sente bastante sede, pois os rins precisam de mais água para eliminar o açúcar. Consequentemente, o diabético vai mais vezes ao banheiro.
Outro sintoma é o aumento do apetite,pois o organismo precisa de energia para trabalhar.No entanto, o aliemento consumido não é suficiente para gerar energia. Consequentemente, o diabético perde peso e sente-se fraco.
De qualquer forma, os sintomas do Diabetes podem ser controlado com o tratamento adequado.

Veja também: Diabetes Mellitus - Principais Exames
http://vidaleve-hadara.blogspot.com/2010/10/diabetes-mellitus-principais-exames.html

Fonte : Laboratório Quaglia São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário